Reabilitação Cardiovascular



As doenças cardiovasculares são reconhecidamente a principal causa de morte na maioria dos países e acarretam importante morbidade ao longo de sua evolução.
 
A Reabilitação Cardiovascular (RCV) é uma ferramenta terapêutica que alia o exercício físico programado ao trabalho educativo para modificação do estilo de vida e a redução do risco cardiovascular. 
 
Ao longo das sessões de reabilitação, o indivíduo passa por um programa de educação continuada que lhe fornece informações básicas sobre a sua enfermidade e a relação dessa com o exercício físico, a atividade sexual e o trabalho. O paciente que entende sua doença e o seu tratamento previne complicações com uma boa orientação.
 
As principais evidências científicas com relação à RCV apontam o exercício físico programado como a principal intervenção neste processo de reabilitação. 
 
Numerosos estudos demonstram que a RCV é capaz de reduzir o risco cardiovascular em virtude de adaptações cardíacas, pulmonares, metabólicas, musculares e vasculares que os exercícios promovem no organismo, dentre elas: 
- redução e melhor controle da pressão arterial;   
- redução da frequência cardíaca em cargas submáximas de exercício; 
- melhora do metabolismo da glicose e da sensibilidade à insulina; 
- redução de marcadores inflamatórios; 
- melhora da função endotelial. 
 
Todos os pacientes que apresentam ou apresentaram um dos seguintes quadros são elegíveis para o programa de RCV:  
- Doença arterial coronariana (DAC crônica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, Pós-operatório de Cirurgia de Revascularização do Miocárdio, pós Angioplastia coronária) 
- Insuficiência Cardíaca 
- Valvopatias (Valvopatias crônicas, pós-operatório de trocas valvares ou valvuloplastias) 
- Pós transplante cardíaco 
- Doença vascular periférica 
- Pacientes com alto risco de doença cardiovascular (portadores de Diabetes Mellitus, síndrome metabólica, obesidade). 
 
Na Sportif, todos os pacientes que ingressam no programa de Reabilitação são submetidos à avaliação integral por nossa equipe, com o objetivo de estratificar o risco cardiovascular, prescrever o exercício e monitorá-lo adequadamente. 
 
Todas as sessões são ministradas por fisioterapeutas especializadas em reabilitação cardiovascular e supervisionadas por nossos médicos cardiologistas e especialistas em medicina do exercício e do esporte. 
 
Os pacientes com perfil de risco elevado realizam a atividade física programada com monitorização eletrocardiográfica contínua, o que permite a detecção de arritmias induzidas pelo esforço/recuperação ou mesmo alterações eletrocardiográficas que possam guiar a prescrição dos exercícios. 
 

Fluxograma:


 


Os pacientes e seus médicos assistentes receberão periodicamente relatórios documentando a evolução do tratamento. Para nossa equipe, é fundamental o amplo diálogo com o médico assistente e, com isso, alcançar os melhores resultados por meio dos exercícios bem conduzidos e pacientes bem informados. 

 
Nosso centro de Reabilitação conta com área confortável, equipada com equipamentos de alta qualidade para a realização dos exercícios físicos, equipe bem treinada e equipamentos necessários para o atendimento de emergências clínicas (medicamentos, oxigênio suplementar, desfibrilador, eletrocardiógrafo, oxímetro de pulso, glicosímetro, dentre outros). 
 
Venham nos fazer uma visita! Será um prazer recebê-lo em nosso serviço! Aqui, cuidamos com o coração! 

 

Equipe de Reabilitação Cardiovascular da Sportif - Clínica do Exercício e do Esporte
Diretor técnico: Dr. Marconi Gomes da Silva Cardiologia e Medicina do Esporte
CRM 34604