Médico do esporte? Existe?

Entenda o que faz um médico do esporte.

Por Dr. João Antonio da Silva Júnior - Médico do Esporte

Médico do Esporte? Existe?

Sim. A Medicina do Exercício e do Esporte ou Medicina Esportiva é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. É uma especialidade diferente da Cardiologia, da Ortopedia e da Nutrologia, por exemplo, mas com alguns temas em comum com essas e algumas outras especialidades.

A residência médica em Medicina Esportiva existe no Brasil desde 2007 e possibilita que qualquer médico realize um treinamento sob supervisão, com duração de 3 anos, para formar-se como médico do esporte. Há também a possibilidade de o médico estudar em uma pós-graduação por um período de 2 anos e em seguida, prestar a prova para obtenção do título de especialista em Medicina do Esporte, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Se o seu médico não seguiu um destes 2 caminhos, ele não é um médico do esporte.

 E o que faz um médico do esporte?

É um profissional com uma formação clínica, direcionada a solucionar as demandas mais frequentes dos praticantes de atividade física e dos atletas.

O médico do esporte pode atuar no gerenciamento da saúde do esportista ou atleta, visando a proteção da saúde, prevenção de doenças e lesões, melhora do desempenho, recuperação muscular ou reabilitação, preferencialmente integrado a uma equipe multidisciplinar.

É habilitado a realizar a avaliação pré-participação esportiva, através da qual pode avaliar o risco cardiovascular e osteomuscular, composição corporal e perfil metabólico do indivíduo. Este tipo de avaliação permite, por exemplo, que o médico possa ter a segurança mínima necessária para emitir um laudo para participação em atividades esportivas. Além disso, ele pode acompanhar a sua evolução na atividade física, realizando reavaliações periódicas e readequando as metas. 

Para aquelas pessoas que são portadoras de alguma doença crônica, o médico do esporte pode te ajudar a conhecer melhor os seus limites, os níveis de atividade física recomendados e as situações em que essas pessoas deverão ter um cuidado maior. Nesses casos, ele não substitui o especialista que acompanha a evolução da sua doença, mas assume um importante papel de orientá-lo sobre as possibilidades de incluir a atividade física como uma parte do seu tratamento.

Aos atletas que estão sujeitos a controle de dopagem, é sempre interessante procurar orientação de um médico do esporte antes de utilizar quaisquer medicamentos, suplementos alimentares ou substâncias que possam ser proibidas pelas agências de controle antidopagem.

Que tipos de serviços são prestados pelo médico do esporte na SPORTIF? 

Na SPORTIF – Clínica do Exercício e do Esporte, o responsável pela Medicina Esportiva é o Dr. João Antonio da Silva Júnior, médico com Residência Médica na área pela Faculdade de Medicina da USP e título de especialista em Medicina do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE.

Aqui você pode encontrar consultas médicas e programas completos de atendimento voltados para melhoria de desempenho ou perda de peso corporal, por exemplo, os quais são coordenados pelo nosso médico do esporte. Normalmente, após uma avaliação inicial e definição de objetivos, é definido um plano de ação conforme a necessidade de exames complementares e de seguimento por outros profissionais da equipe multidisciplinar que conta com nutricionistas, cardiologista, ortopedista e psicóloga.

Nosso médico do esporte também é responsável pelas avaliações metabólicas que são realizadas na clínica, compostas pelos exames de Medição da Taxa Metabólica de Repouso por Calorimetria Indireta, além do Teste de Exercício Cardiopulmonar (Ergoespirometria). Estes exames são ferramentas valiosas na avaliação de quem pratica atividade física e podem ser utilizados dentro dos nossos programas de atendimento ou de maneira isolada quando solicitados por médico, nutricionista, profissional de educação física ou fisioterapeuta. Falaremos melhor sobre cada um deles futuramente! Siga nossa página e fique ligado!