10 erros mais comuns para quem pretende ganhar massa muscular

Saiba o que pode interferir em seus objetivos de hipertrofia.

Por Magno Luiz

 

Várias pessoas me procuram para fazer uma dieta voltada para hipertrofia (aumento do volume muscular), uma situação encontrada mais frequentemente nos indivíduos masculinos. Esse processo envolve vários aspectos que iremos abordar. De um modo geral, a realização de um bom programa de treino, associado a uma disciplina alimentar adequada, levará a ótimos ganhos de músculos. 

ERRO n.1: ficar longos períodos em jejum. O ideal é procurar manter as refeições com intervalos próximos de 3hs. 

ERRO n.2: tomar qualquer tipo de suplemento sem controlar ou equilibrar a alimentação diária. Neste caso, recomenda-se procurar um profissional, para elaborar um programa dietético adequado.

ERRO n.3: não ter disciplina com os treinos. Caso você esteja se ausentando com frequência aos treinos, fique atento, pois os intervalos prolongados irão comprometer os estímulos causados pelos treinos.

ERRO n.4: Ignorar a refeição pré-treino. Com pouca ingestão de nutrientes, principalmente o carboidrato, faltará energia durante o treino. Desta maneira o rendimento para executar as "séries" ficará comprometido.

ERRO n. 5: Consumir a refeição pós-treino muito tempo após a atividade, por exemplo, acima de 1h. Devemos fornecer alimentos específicos imediatamente após, aproveitando a "janela da oportunidade", onde acontecerá uma maior absorção dos nutrientes.

ERRO n. 6: Cortar totalmente a ingestão de gorduras, independente se é de origem animal ou vegetal. Seu consumo está relacionado à produção de vários hormônios, principalmente a testosterona.

ERRO n. 7: Ler notícias de internet e aceitá-las como verdade sem respaldo profissional. Com frequência, vimos depoimentos de pessoas que tiveram bons resultados com determinados tipos de treinos ou dietas. Devemos analisar cada situação, individualmente. Por isso existe o PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, quando prescrevemos treinamento.

ERRO n. 8: Beber pouca água durante o dia. Além de inúmeras funções, o músculo também é constituído de água, o que representa aproximadamente 70%.

ERRO n. 9: Ingerir menos calorias em relação ao seu gasto energético. Para ter certeza dessa relação, deve-se calcular o quanto você gasta de energia total durante o dia e comparar com o o consumo total de calorias diárias. Para isso o recomendado e procurar um profissional da área de educação física e/ou nutricionista.

ERRO n. 10: Treinar ou fazer dieta por conta própria, sem o auxílio de um especialista. 
Existem outros pontos importantes, mas esses certamente impedirão que você consiga ganhos expressivos de massa. PORTANTO FIQUEM ATENTOS!

 

 

 

 


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